A importância da auditoria no SISCOSERV

O processo de auditoria documental de Importação e Exportação é, sem dúvida, a etapa mais importante para preenchimento do sistema SISCOSERV.  Por meio dela é possível assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.

De acordo com Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor Consultoria, muitas empresas não sabem como iniciar um projeto de auditoria dos processos. “Mais importante que classificar e registrar é verificar se a tributação foi realizada corretamente, por exemplo. Por isso, é de extrema importância contratar uma empresa especializada no sistema. É necessário ter a garantia que todos os serviços estão devidamente rastreados, entregues e que toda a operação seja auditada antes de efetivarmos os registros no SISCOSERV”, afirma.

A diretora explica que, atualmente, o problema principal está na questão do frete internacional. Com a automação de todos os processos, se torna difícil saber como esses sistemas conversam, como as informações são “amarradas” umas nas outras. “Como o SISCOSERV ainda não se comunica com estes sistemas – mas sabemos que eles vão conversar – futuramente, estes dados serão migrados automaticamente, possibilitando apurar os erros de registro mais facilmente”, disse.

Realizar a auditoria exige muito conhecimento técnico, até mesmo aduaneiro, de como que as coisas funcionam na parte logística internacional. “Na Infolabor, fazemos uma auditoria documental, fiscal e financeira de todos os processos. Verificamos o compliance e garantimos aos nossos clientes que todos os serviços estão devidamente amparados pela Lei Fiscal Tributária e operacional, perante a Receita Federal e todos os órgãos envolvidos”, complementa.

Alguns serviços vendidos ou adquiridos no exterior precisam ser devidamente rastreados, tanto na área fiscal e tributária, quanto na área contábil. “A legislação do SISCOSERV prevê multas altíssimas, mas que podem ser evitadas com uma correta auditoria dos processos e dos documentos. Temos casos, por exemplo, em que a empresa declarou para o Fisco as despesas de uma viagem com o CNPJ da companhia, mas os comprovantes fiscais estavam todos em nome de pessoa física com CPF. Para nós, mais importante que pegar o processo, classificar e registrar, é verificar se foi tributado corretamente com o valor integral”, finaliza Marcia.

A Infolabor oferece uma série de soluções em consultoria orientada, além de treinamentos SISCOSERV. Não se arrisque a multas da Receita Federal, entre em contato agora mesmo e obtenha o auxílio de profissionais especializados no assunto.

Acesse: https://infolaborconsultoria.com.br/