Infolabor realiza Fórum SISCOSERV para agentes de cargas

Com o intuito de desmistificar o sistema SISCOSERV e tirar dúvidas específicas de profissionais agentes de cargas, a Infolabor realizou na última terça-feira, 5 de junho, o Fórum SISCOSERV, ministrado por Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor Consultoria.

“A ideia era ter um grupo pequeno para falar de SISCOSERV e resumir algumas ‘dores’ específicas, porque os agentes de cargas possuem particularidades e diversas variáveis. Não é um simples sistema, é muito mais. Por isso, temos a preocupação das empresas conversarem com suas contabilidades”, afirma Marcia Hashimoto.

A especialista iniciou o Fórum explicando quem está obrigado ao registro de operações no SISCOSERV e esclareceu, também, a diferença do Profit Brasil e Profit do agente de cargas. “Os números não mentem. No sistema, você precisa provar como chegou à apuração do receita sobre o frete internacional do agente no exterior e do agente no Brasil”, disse a diretora.

Foram abordados ainda tópicos como: de quem é a responsabilidade pelo SISCOSERV; receita sobre frete internacional; falhas comuns; Demurrage, NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços, Intangíveis e Outras Operações Que Produzam Variação no Patrimônio) específicas e grupos de multas.

A questão sobre o cruzamento de informações entre os sistemas SISCOMEX e SISCOSERV também foi debatida entre os participantes: “Os sistemas começarão a cruzar as informações porque a Receita Federal precisa disso para poder autuar, pois não há condições de ir até as empresas e fiscalizar todas, uma por uma. O SISCOSERV é uma forma de controlar se a operação foi feita de forma correta”, explica a diretora executiva.

Marcia Hashimoto também conversou sobre os registros RAS (Registro de Aquisição de Serviços) e RP (Registro de Pagamento), questionamentos levantados pelo público. “Registros de aquisições de serviços, você baixa com o registro de pagamento. Registros de vendas de serviços, você baixa com o faturamento. No caso da venda de serviços, o Governo só precisa saber se você faturou porque é a base para apuração dos impostos”, ela explica.

Para participar dos próximos eventos e fóruns, acesse o site https://infolaborconsultoria.com.br/ e siga a Infolabor Consultoria nas redes sociais Facebook e LinkedIn. Em breve, novidades.