Logística Internacional: planejamento dos processos de importação

Obter um planejamento logístico é essencial para qualquer empresa que opera com importação e exportação. Desde a qualidade, disponibilidade, rapidez no atendimento e acompanhamento dos trâmites com o desembaraço aduaneiro, controle de custos de mercadorias, até taxações alfandegárias. O planejamento dos processos é primordial para expandir os negócios, tornando-se o principal aliado para redução de gastos.

Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor Consultoria, explica que o planejamento dos processos é necessário para o estudo de viabilidade e que exercer tal tarefa de maneira errada, por exemplo, pode triplicar o valor do armazenamento.

De início, é preciso saber quais produtos podem ser importados e qual tratamento administrativo deve ser adotado para cada operação.  Na sequência, selecionar os melhores fornecedores (nacionais e internacionais) que ofereçam serviços adequados aos produtos a serem importados. Estas escolhas ajudam a diminuir o tempo de espera, detectar preços competitivos, encontrar portos, aeroportos e regimes fiscais que ofereçam vantagens à operação, além de auxiliar na negociação de taxas vantajosas, resultando no aumento da viabilidade da operação. Já o planejamento fiscal auxilia nas análises para possibilidades de isenção tributária e fiscal para a mercadoria.

Mesmo com tantas etapas envolvidas, um bom planejamento dos processos de logística internacional requer uma integração sistêmica eficiente e compreensão das ferramentas disponibilizadas para preenchimento de informações, tais como: SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior), SISCOSERV (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio), SISCARGA e MERCANTE.

Muitas empresas ainda não possuem conhecimento sobre todas as obrigatoriedades e atualizações dos sistemas, o que acaba dificultando, ainda mais o planejamento. Por isso, a Infolabor oferece uma série de soluções em consultoria, levantando as reais necessidades da companhia, avaliando cenários e apresentando as opções que melhor atendem à realidade do cliente. Com a automatização dos processos, é possível redefinir procedimentos e reduzir, acentuadamente, prazos e custos.

Forneça qualidade, confiabilidade e agregue valor ao seu serviço, entre em contato conosco.

Acesse: https://infolaborconsultoria.com.br/