Planejamento logístico para pequenas empresas: Seu melhor aliado para a excelência na prestação de serviço

O planejamento logístico é essencial para a qualidade, disponibilidade e rapidez no atendimento, além de ser o seu principal aliado para redução de custos e uma gestão eficaz dentro do mercado competitivo, inclusive para pequenas empresas.

Explorar todas as competências necessárias para a obtenção de um gerenciamento eficaz requer uma integração sistêmica eficiente e compreensão de todas as etapas que antecedem e são realizadas após a atividade principal da empresa. Mesmo que tais ações possam parecer de grandes custos para uma pequena empresa, ter processos ágeis, realizar um controle do estoque, reduzir a burocracia, entre outras ações, pode evitar custos extras com problemas futuros.

Segundo Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor Consultoria, o planejamento logístico é necessário para o estudo de viabilidade. “Fazer um planejamento errado, por exemplo, pode triplicar o valor do armazenamento”, explica.

De acordo com dados divulgados pelo Sebrae, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). “A ideia do planejamento logístico para pequenas empresas é focar naqueles que estão desamparados e viabilizar a globalização do cliente. Podemos identificar que os negócios dos pequenos estão crescendo”, afirma Márcia.

Planejamento torna a empresa melhor gerenciada e aumenta as chances de alcançar os objetivos traçados. Isso significa que as empresas que investem nessa etapa aumentam, consideravelmente, a sua competitividade no mercado.

A Infolabor Consultoria personaliza o planejamento de cada cliente, elaborando um desenho de todo o processo logístico, de acordo com a carga e perfil da empresa. “ É preciso verificar corretamente a classificação tarifária do produto, estudo do perfil da carga, analisar qual a melhor opção logística, prévio embarque e até mesmo as negociações com os fornecedores”, complementa a diretora executiva.

Caso você queira fornecer qualidade, confiabilidade e agregar valor ao seu serviço, entre em contato conosco. A Infolabor cuidará do seu planejamento, garantindo a redução do custo da operação, diminuindo os prazos de entrega, incorporando novas tecnologias e realizando o total acompanhamento até a entrega ao cliente final.