Projeto InfoInspira leva conhecimento sobre comércio exterior para as universidades

Ampliar o entendimento do mercado de comércio exterior e ir além do que é ensinado dentro da sala de aula: este foi o principal propósito da Infolabor ao criar o projeto InfoInspira, que realiza palestras gratuitas para jovens universitários. “A ideia é levar, divulgar, disseminar o conhecimento sobre comércio exterior num modo geral, inclusive de SISCOSERV – Comércio Exterior – algo novo que muita gente ainda tem dúvidas ou não conhece”, conta Marcia Hashimoto, diretora executiva da Infolabor e responsável por ministrar as palestras.

Marcia explica que a ação é de cunho social com o intuito de fazer com que os conhecimentos repassados sejam um diferencial na carreira dos futuros administradores. Sem custo algum para as instituições de ensino, as palestras são realizadas para estudantes do curso de Comércio Exterior. “Não ganhamos nada financeiramente. Nosso retorno é perceber que estamos agregando algo que virá a ser útil a estes estudantes quando entrarem no mercado de trabalho”.

O InfoInspira já ministrou palestras em instituições como a Fatec e Unifieo, e pretende ampliar o portfólio de universidades: “No primeiro semestre deste ano devemos realizar outra apresentação. Mas dessa vez, não focarmos apenas nos aspectos conceituais, pretendemos mostrar como funcionam os sistemas na prática, aproveitando a estrutura em informática disponível nas faculdades. Desta forma, quando expusermos o SISCOSERV, além de dar uma oportunidade aos estudantes de tomar contato direto com o sistema, pretendemos fornecer uma noção mais condizente com a realidade a respeito da sua complexidade.

Marcia acredita que todo empresário tem uma responsabilidade social a assumir e portanto, abraça essa causa de disseminar conhecimento.