O network é uma ferramenta poderosa no mundo dos negócios e as feiras são ambientes essenciais para construir essa rede de contatos. Em suas versões internacionais esse tipo de evento leva a ampliar a sua rede para além das nossas fronteiras, podendo ser utilizada também para conhecer matérias-primas, equipamentos e tendências. Além de criar oportunidades de estabelecer novas parcerias ou até mesmo conhecer líderes mundiais do setor ao qual a empresa pertence.
Esses eventos relacionados ao comércio exterior são úteis tanto para companhias iniciantes, quanto para as mais experientes. Para os primeiros, trata-se de uma forma de conhecer de perto o mercado internacional. Para os outros, pode ser um momento de avaliação e de elaboração de novas estratégias.
Benefícios
Estar com vários exportadores em um só lugar facilita a comparação de preços e a verificação das características dos produtos ou serviços antes de uma possível aquisição. Ao visitar as feiras, é possível ter acesso a um custo-benefício mais viável para negócios e tomar conhecimento, pessoalmente, de canais de comercialização e distribuição a fim de melhorar sua gestão da exportação ou de importação.
A participação em workshops e seminários nesses eventos pode proporcionar um benefício adicional. Neles, encontra-se uma fonte de informação imensa sobre as tendências e a evolução do setor. E para aqueles que pensam em expor, essa oportunidade fornece um panorama completo para identificar se esse evento seria uma boa oportunidade para a empresa ou não.
Fique atento
Por isso, verifique os calendários e pesquise na internet. Existem diversos portais que fornecem informações sobre feiras no âmbito global. Além disso, anualmente, a Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (SECINT) disponibiliza um Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras que pode ser conferido aqui: www.expofeiras.gov.br/baixar.
As empresas e entidades promotoras cadastram seus eventos na página e eles podem ser consultados de forma rápida e objetiva conforme o nome do evento, a data, o setor e/ou o local de realização.