Antes de ir para o mercado internacional, é preciso fazer uma análise interna da sua empresa e definir um Plano Estratégico. Dentre os vários itens que devem constar neste Plano Estratégico, destaco alguns que julgo serem fundamentais:
1. Qual a capacidade que a sua equipe tem de assumir compromissos internacionais?
2. Quais os tipos de serviços sua empresa pode exportar?
3. A que preço seus serviços podem ser comercializados no mercado internacional?
4. Quais são as suas oportunidades de inserir serviços no mercado internacional?
5. Existem demandas para os serviços do seu negócio no mercado internacional?
Abaixo alguns exemplos de serviços que são comumente exportados e podem te ajudar nesta análise de internacionalização.
A -Uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos que já exporta o produto para o mercado internacional, pode buscar por prestadores de serviços locais para instalação e a manutenção dos teus produtos aqui no mercado nacional;
B – Uma empresa que oferece no mercado interno serviços de pesquisa e mapeamento de mercado interno, quer seja de produtos ou consumidores, pode oferecer seus serviços para possíveis empresas estrangeiras, que queiram entrar no mercado brasileiro.
E assim por diante, temos vários exemplos de empresas que obtiveram bons resultados, oferecendo seus serviços no mercado internacional e atendendo a estas demandas no mercado local. Então, quais são suas dificuldades para iniciar seu planejamento de internacionalização? Conta aí que a gente te ajuda.