O Comex 4.0 chegou para modernizar e simplificar

Segundo levantamento feito pela multinacional de tecnologia Thomson Reuters, em parceria com a Live University, 77% dos profissionais que atuam na área de COMEX acreditam que a Inteligência Artificial e o Machine Learning são as inovações com maior capacidade de trazer benefícios para os negócios no setor, seguido da IoT-Internet of Things (Internet das Coisas) (36%), além de Data Science e Blockchain, ambos com 22%.

Isso é visível nas operações que, antes somente apoiadas por alguns softwares, estão testemunhando uma evolução no mercado. O aumento da eficiência para quem vende ou compra é só um dos benefícios da inserção de tecnologias. E essa modernização e simplificação dos processos na área têm até um termo específico: o “Comex 4.0”.

A definição engloba as inovações focadas em logística, câmbio e suprimentos relacionados a importação e exportação que levarão empresas a operarem nessa quarta geração evolutiva. São startups e empreendimentos que criam softwares para controle de ações que vão do despacho aduaneiro a contratação de seguros e fretes. E isso não atingiu somente a iniciativa privada, mas também órgãos governamentais que investem em tecnologia para mudar processos.

Evolução

Os benefícios para a importação e exportação são inúmeros com o uso de tracking online e realtime das mercadorias, bem como de blockchain para certificações e rastreamentos, inclusão de Internet das Coisas e big data para os processos de despacho e desembaraço antecipados, que já são, inclusive, uma realidade no Brasil. Essas novas ferramentas estão mudando a maneira como empresas contratam serviços de Comex, resultando num incremento das suas receitas.

O novo ambiente regulatório brasileiro, por exemplo, que passa por modernização e simplificação do Portal Único, além de alterações na legislação aduaneira, aumenta a competitividade, a produtividade e até mesmo a garantia de as empresas estarem em compliance.

Essas otimizações não se encerram nas questões burocráticas, atingindo os trabalhos operacionais e repetitivos, que serão substituídos por ferramentas mais eficazes. É possível que sejam até mesmo criadas novas tarefas nos próximos anos. A mudança tecnológica no mercado de Comércio Exterior já começou e as empresas da área precisam acompanhar essa evolução para continuarem competitivas e em constante crescimento.